quarta-feira, 2 de março de 2011

Arlequim

A professora Catarina Gorgulho contou-nos uma história muito bonita. Chamava-se: "A Lenda de Arlequim". Com a ajuda desta professora fizemos a dramatização. Foi muito divertido! (Pena que alguns meninos não tenham conseguido manter-se atentos durante a dramatização.)

Vamos recordar:

A Lenda do Arlequim
Conta a lenda …que vivia em Veneza, no seu lindo e imponente palácio, uma Condessa muito rica que todos os anos, no Carnaval, organizava um grande baile de máscaras, para qual convidava todos os rapazes e raparigas da cidade.
A Condessa só fazia uma exigência aos convidados: tinham de se apresentar mascarados. E durante a festa, era sempre premiado aquele que melhor se apresentasse. Então, em todas as casas de Veneza, as mães esforçavam-se por fazer os mais belos fatos de máscaras. Só Arlequim não iria ao baile por ser muito pobre e sua mãe não poder lhe fazer nenhum traje.
Os amigos vendo-o triste, resolveram dar o que tinham, os bocadinhos de fazendas que sobrara da confeção dos seus fatos. E, com eles, a mãe de Arlequim conseguiu fazer uma linda fantasia, cortando os bocadinhos em losangos iguais e combinando habilidosamente as diferentes cores.
Assim, o pequeno Arlequim pôde entrar no Palácio da Condessa. E mais conta a lenda que foi precisamente Arlequim quem nesse ano ganhou o prémio por ter se apresentado com o fato mais vistoso e original. E quando a Condessa lhe perguntou como é que ele, tão pobre, tinha arranjado tão lindo traje, ele respondeu:

- O meu fato foi feito com a bondade dos meus Amigos e o coração de minha Mãe.

‘A lenda do Arlequim’, texto que faz parte do livro ‘Novas Flores para Crianças’ de Fernando Cardoso (Ed.Portugal Mundo), transcrição feita com a autorização do autor.

 Os nossos desenhos:

O nosso texto sobre a Lenda: 


O Arlequim 

O Arlequim vivia em Itália. Ele levou uma roupa bonita ao baile de máscaras. Ele teve muitos amigos. Ele riu muito no baile.


Benedita

1 comentário:

  1. Vocês têm muita sorte, contam-vos histórias muito bonitas.Os desenhos estão fixes!

    ResponderEliminar