quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Textos e desenhos sobre as férias


As minhas férias de verão

   As minhas férias começaram dia 14 de junho e  acabaram dia 16 de setembro. 
   Nestas férias fui às Fontes de Estômbar e quando lá vou brinco muito  e divirto-me a valer a dar mergulhos, a fazer o pino dentro da água, a andar de baloiço etc. Uns dias depois, fui para a piscina do trabalho da minha madrinha. Às vezes, até a ajudava a limpar os vidros dos elevadores e também a varrer e lavar o chão. Nos dias seguintes fui ao rio. Quando a maré estava cheia,  o meu pai apanhava peixes e eu mergulhava e divertia-me muito.
   Adorei as férias,  só que acho que foram muito comprid
as.


Regresso às aulas


Ao chegar à escola
Ouvi uma viola
Quando acabar
Vou experimentar

Olá amiguinhos
Vamos lá brincar
Às escondidas
Com as Margaridas

Oiço o sino tocar
Acabo de brincar
Para ir aprender
A escrever

Com as minhas amigas
Eu vou estudar
Com o livro de Matemática

E com o de Gramática


Ana Catarina Reis, 9 anos

Ricardo


As minhas férias

   As minhas férias começaram a 14 de junho e passei-as na casa da minha avó.
   Eu, na casa da minha avó, brincava com a minha prima bebé, via televisão, jogava à bola, andava de bicicleta, via os aviões e os paraquedistas e ajudava o meu avô a regar as laranjeiras e as batatas.

   Houve um dia em que caí da bicicleta e fiquei mal do braço. Na semana seguinte, caí na praia e até tive de usar muletas. Mas, depois tudo passou!



Ricardo Duarte, 8  anos
Ana Maria


As Férias
    As aulas acabaram dia 14 de junho e começaram dia 16 de setembro. Eu passei, a maior parte das férias, em casa.
    O que foi mais importante para mim nestas férias foi o nascimento da minha irmã e os anos do meu pai.
    Um dia à noite, fui à pesca com o meu pai, o meu irmão, o João e  o Chamosca . Fomos de barco.
    Eu gostei mais ou menos. Menos por causa do primo do meu pai que desapareceu e fiquei muito triste. Mas, com o regresso à escola, fiquei contente.


Fábio Marreiros , 8 anos, 4º ano


Catarina


Princípio da escola


Quando fui para o primeiro ano
Não conhecia ninguém
Uma escola nova
E amigos também

Tinha material
E coisas que não sabia fazer
Tinha letras feias e grandes
E eu não sabia ler

E no segundo ano
Estava a melhorar
E era cada vez mais difícil
Eu tinha a cabeça a rodar

No livro de matemática
Tinha mais que pensar
Nas minhas palavras
É mais difícil rimar

No terceiro ano
Estava mais que rebentado
Tive medo de chumbar
Quando pensei nisso estava transpirado

Quando acabou a escola
Fui à reunião
Quando recebi a nota
Senti-me como atropelado por um camião

No quarto ano
Fiquei estupefacto
Fui espreitar o livro
Fiquei assustado

Começou o quarto ano
Ai, o que eu tenho de pensar
Três mil vivas se passar
E nenhuma se chumbar


André Duarte, 9 anos


As minhas férias

                As minhas férias começaram a 14 de junho e acabaram a 16 de setembro. Não gostei muito das minhas férias, porque o meu avô esteve doente e isso deixou-me preocupada.
Estive sempre com a minha família e todas as noites, durante o mês de agosto, eu ia com a minha mãe ajudar o meu avô ao restaurante dele.       
            O meu tio César chegou do Brasil de férias e já havia dois anos e meio que eu não o via, mas não trouxe a minha prima Anamaria.
Algumas vezes fui ver a minha avó da parte do meu pai e passeei com ela. Noutros dias fui sair com a minha avó materna e fomos ao teatro, a um concerto de piano, ao baile e passeámos muito.
Num dos dias das minhas férias fui à casa de uns amigos a Lagos e estivemos o dia inteiro na casa deles. A casa é muito gira, grande e tem uma piscina. Passei o dia inteiro na piscina, foi muito bom.
            No final do mês de agosto voltei para os escuteiros e em setembro voltei para a minha escola. Voltei a ver os meus amigos que são: Ana C., Ana Maria, André, Benedita, Beatriz, Braúlio, Catarina, Constança, Tomás, Fábio, Manuel, Ricardo, Rodrigo, Rute, Tiago R., Tomás L., Tiago G. e por último o Duarte.
            O que me deixou feliz no final das minhas férias foi quando eu soube que ia voltar para a minha escola dos Montes de Alvor.



 As minhas aulas

Saí do Alentejo
Voltei para Portimão
Voltei para a minha escola
Porque já acabou o verão.

A minha escola é o máximo      
Especialmente os meus amigos
E a minha professora
Sabem que me pediu uma tesoura?

No plano do dia
Estavam quadras à mistura
Não tenho nenhuma ideia
Mas que grande tortura.

A partir de agora
Tenho um plano
Estudar bastante
Para passar para o 5º ano.


Ariana Barão,  8 anos
              

4 comentários:

  1. adorei os desenhos e parece que ainda não mandaram mais nenhum email das quadras nem dos textos

    bjs professora

    ResponderEliminar
  2. Os desenhos estão muito bonitos, os meus pais também gostaram da minha poesia
    André

    ResponderEliminar
  3. As quadras estão muito engraçadas, fizeram-me rir. Beijinhos. Ariana

    ResponderEliminar